Soluções

Manutenção

Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do aparelho, como também evitar riscos à saúde, estender seu tempo de vida útil e economizar dinheiro com reparos imprevistos — que também podem causar a parada completa da unidade.

Um ar-condicionado exige atenção para garantir que está operando em sua máxima eficiência e qualidade. Para que você conheça os três principais tipos de manutenção que seu aparelho pode sofrer, descrevemos elas abaixo, informando os benefícios de cada uma e quando cada deve ocorrer. Acompanhe!
Casa do Split - Manutenção
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é indicada, quando o equipamento apresenta falhas ou desgastes deixando de funcionar como o esperado. Esse procedimento é composto por um conjunto de métodos que visam restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.

O grande problema desse tipo de manutenção é que ele diminui o ciclo de vida do aparelho e que você estará a mercê da sorte, podendo ter um ar-condicionado quebrado durante os períodos em que o sistema é mais utilizado.

É por isso que o ideal é que a manutenção corretiva só aconteça em raras ocasiões. Mas como conseguir isso? Investindo nas manutenções preventivas e preditivas do equipamento.
Manutenção preventiva
Por parecer mais caro ter que gastar com a manutenção do ar-condicionado sem que ele esteja com defeito. Porém, sem dúvidas, este é o procedimento mais barato e garantido. A manutenção preventiva tem o objetivo de corrigir os defeitos antes que eles se manifestem ou que causem danos maiores.

Pense no seu carro, por exemplo. Não é muito melhor trocar o óleo do motor, as pastilhas de freios e outras peças antes que elas causem danos (que podem ser graves) ao carro? Em qualquer equipamento, como seu computador ou máquina de lavar, vale o mesmo princípio, então não seria diferente com a manutenção do ar-condicionado.

A grande vantagem da manutenção preventiva está no fato de que ela pode ser programada, evitando assim que você não seja pego de surpresa. Os procedimentos que ela aplica podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos, reduzindo ao máximo as manutenções corretivas.

A manutenção preventiva de uma unidade de ar condicionado está principalmente ligada à sua limpeza periódica. Com ela, garante-se que o aparelho permaneça funcionando, mantendo sempre o mesmo nível de qualidade do ar.
Manutenção preditiva
Esta é uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma abreviação de Maximum Time Between Failures, que em português seria algo como “tempo Máximo entre falhas”.

Voltando ao exemplo do carro, há estudos feitos pelos fabricantes que determinam o tempo (marcado em meses ou quilômetros rodados) em que certa manutenções no veículo devem ser realizadas, como a própria troca de óleo já citada.

Para os aparelhos de ar condicionado vale o mesmo. Digamos que um fabricante determinou que o tempo de vida útil do filtro do ar-condicionado seja de 6 meses. Realizar a manutenção preditiva significa trocar o filtro antes desse prazo expirar, mesmo que aparentemente esteja tudo bem com ele, para garantir que nenhum problema ocorra com a unidade.

Solicite um Orçamento

Ar Condicionado - Casa do Split

Informações de Contato

WhatsApp: 63 99263-7334
Email: contato@casadosplit.com

Siga a Casa do Split

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo. Em breve entraremos em contato.

Please fill the required field.
Please fill the required field.